Sexta-Feira Livre
Janeiro
03/01/25 - Bryan Adams (Gosto muito)
10/01/25 - Frank Ocean (Indicação de Daniel Saan)
17/01/25 - James Blunt (Gosto muito)
Um artista atencioso com uma voz distinta e um talento para criar melodias de soft rock contemporâneo, James Blunt é mais conhecido por seu single de sucesso internacional "You're Beautiful", uma ode triste ao amor não correspondido. Foi o segundo single de sua estreia, Back to Bedlam de 2004, que se tornou o álbum mais vendido do Reino Unido em 2005. O sucesso logo veio nos EUA, onde a música atingiu o primeiro lugar e o álbum foi para o segundo lugar no início do ano seguinte. Ex-oficial do Exército Britânico, Blunt continuou sendo um artista internacional Top Ten com lançamentos como seu otimista terceiro long-player, Some Kind of Trouble (2010) e The Afterlove (2017), um quinto álbum completo mais polido que o viu unir forças com compositores/produtores, incluindo , e Once Upon a Mind de 2019. Após uma coleção de sucessos de 2021, ele lançou seu sétimo álbum, Who We Used to Be de 2023.
Nascido em Tidworth, Wiltshire, Inglaterra, em 1974 em uma família com uma longa história militar, Blunt aprendeu piano, violino e violão na juventude e, com ambições de seguir carreira como cantor pop já bem arraigadas, escreveu uma tese de graduação na Universidade de Bristol intitulada The Commodification of Image -- Production of a Pop Idol. Tendo se matriculado na universidade com uma bolsa do Exército, ele frequentou a Royal Military Academy Sandhurst em seu caminho para seis anos de serviço. Finalmente alcançando o posto de capitão, Blunt serviu na força de manutenção da paz da OTAN em Kosovo e terminou seu tempo no exército como membro do Regimento de Guardas da Vida na Cavalaria Doméstica Britânica. Ele não perdeu tempo em seguir uma carreira pop ao deixar o Exército em outubro de 2002.
Uma apresentação subsequente no festival South by Southwest de 2004 em Austin, Texas, trouxe Blunt à atenção da cantora/produtora, que assinou com Blunt para sua gravadora. Lançado por e em 2005, o álbum de estreia de Blunt, Back to Bedlam, e seu single de sucesso, "You're Beautiful", foram extremamente bem-sucedidos — o single atingiu o primeiro lugar em mais de uma dúzia de países e o álbum vendeu mais de dez milhões de cópias em todo o mundo.
Blunt excursionou por boa parte de 2005 e 2006, então lançou o lançamento de áudio e vídeo de dois discos, Chasing Time: The Bedlam Sessions, em 2006. Ele estava escrevendo músicas enquanto estava na estrada e convidou Back to Bedlam's para produzi-las. Gravado com a banda de apoio ao vivo de Blunt, o conjunto incluiu colaborações de escrita com , Jimmy Hogarth, Steve McEwan e . O resultante All the Lost Souls chegou em setembro de 2007. Apresentando o single número um do Reino Unido "1973", ele o viu no topo das paradas de álbuns novamente em lugares como o Reino Unido, Canadá, Austrália e partes da Europa Ocidental, e foi para o número sete nos Estados Unidos.
Desiludido com o sucesso e uma perda percebida de credibilidade artística que veio com uma certa quantidade de ridículo por seu estilo sério, Blunt deu uma pausa na música antes de retornar em 2010 com seu terceiro trabalho completo, Some Kind of Trouble. Um álbum mais animador e espontâneo influenciado pelo pop/rock americano dos anos 70, vendeu bem, alcançando o Top Five em seus fortes domínios internacionais. Em 2012, ele trouxe de volta para acompanhar seu quarto álbum, Moon Landing. Apresentando o número um do Reino Unido influenciado pelo country-folk "Bonfire Heart", o disco foi lançado em outubro de 2013.
Cada vez mais autodepreciativo em declarações públicas, Blunt deixou passar cerca de três anos e meio antes de lançar outro álbum. Lançado no início de 2017, The Afterlove contou com colaborações de composição com, entre outros, seu amigo e . Embora tenha se tornado seu primeiro álbum a perder o Top 20 nos EUA (atingiu o pico de 177), ele o retornou ao Top Ten em outros lugares, incluindo o Reino Unido, onde alcançou a sexta posição. Ainda com , ele retornou com seu sexto álbum completo, Once Upon a Mind, no segundo semestre de 2019. O álbum, que alcançou a terceira posição no Reino Unido, estendeu o som pop polido de The Afterlove, equilibrando isso com momentos lamentosos dedicados a seu pai e filhos. A primeira coleção de "maiores sucessos" do cantor, The Stars Beneath My Feet (2004-2021), chegou em novembro de 2021. Ela continha quatro faixas inéditas, incluindo "Love Under Pressure" e "Unstoppable". Após uma turnê, Blunt retornou ao estúdio e em outubro de 2023 lançou seu sétimo álbum, Who We Used to Be, junto com o single "Beside You". ~ Matt Collar e Marcy Donelson
#JamesBlunt @jamesblunt
Nenhum comentário:
Postar um comentário